Programação Neurolinguística

2018 – Ano de Mudanças e Realizações
06/12/2017
O Poder da Presença
11/12/2017

Programação Neurolinguística

 A Chave Para o Sucesso No Futuro: a Mudança Vem De Dentro!

 

Programação Neurolinguística é o conjunto de técnicas aplicadas sobre pensamentos, linguagem e ações, com o objetivo de codificar e reproduzir a excelência nos resultados desejados. É uma das mais eficazes ferramentas de mudança comportamental, reconhecida em todo o mundo como a fórmula da excelência humana, um “manual de instruções” para a nossa mente. Para a PNL, todos nós temos recursos internos ou então podemos criá-los para alcançar aquilo que desejamos.
O que conquistamos em nossas vidas é fruto de nossos hábitos mentais. Com o passar do tempo, as pessoas têm a tendência de permitir que pensamentos e hábitos limitantes criem raízes e, de forma inconsciente, começam a acreditar que essas limitações são normais. Por meio da PNL é possível assumir o controle sobre a mente e, conscientemente, mudar pensamentos, sensações e comportamentos, que – com treino – poderá tornar-se tão sistemático e regular quanto os antigos.

 

PNL Para o Sucesso da sua Empresa

 

Se você sempre quis fazer a sua equipe ser mais eficaz, melhorar a comunicação entre os membros e departamentos, mostrar mais segurança e empatia para os funcionários e clientes, desenvolver sua capacidade de vender melhor, negociar e convencer, fazer melhores apresentações, motivar e compartilhar sua visão enquanto supera objeções e obstáculos, então é hora de considerar a Programação Neurolinguística uma aliada para melhorar o seu negócio. Muitas empresas líderes já estão usando a PNL para fazer exatamente essas coisas e muito mais.
A diversidade das empresas que incorporam a PNL em suas atividades todos os dias é a prova de que as técnicas e as abordagens inerentes a PNL pode ser usadas em pequenos e grandes negócios, organizações multinacionais, setor privado, setor público e para indivíduos autônomos.
A Programação Neurolinguística oferece uma compreensão detalhada do que do realmente acontece quando nos comunicamos e de como usar esse conhecimento para maximizar a eficácia de todo relacionamento pessoal.
O empresário, homem ou mulher de negócios, que domine os fundamentos da PNL pode esperar uma melhoria significante em todos os aspectos de suas atividades empresariais e sociais.
A PNL foi inicialmente concebida como ferramenta para terapias é por isso que é regularmente utilizado para curar fobias, diminuir a ansiedade, reduzir o stress e superar neuroses. No entanto, a capacidade de identificar as maneiras que as pessoas estão pensando e sentindo e eticamente influenciar esses estados também a torna ideal para mundo dos negócios. Richard Bandler começou a estudar os padrões de grandes comunicadores do mundo dos negócios, como eram suas mensagens, como motivavam a si e os outros ao seu redor, como conseguiam influenciar as pessoas para seguir suas ideias. Ao estudar essas habilidades, percebeu que estas eram transferíveis para qualquer indivíduo.

 

No meio empresarial a Programação Neurolinguística pode ser utilizada nas seguintes formas:

 

Comunicação Interpessoal

 

A PNL oferece abordagens de comunicação em vários níveis. Os colaboradores em todo o mundo já vêem os benefícios de desenvolver habilidades interpessoais com treinamento de inteligência emocional, incluindo princípios de reconhecimento de padrões de linguagem verbais e não verbais, bem como afinar os sentidos e desenvolver a sensibilidade aos outros, a fim de alcançar resultados bem sucedidos.

 

Liderança

 

A PNL não é apenas sobre como se melhorar como pessoa, ela é projetada para melhorar também a relação líder e colaboradores, promovendo mais sintonia com a equipe, ampliando a visão de forma consciente sobre a comunicação e a forma como a mensagem é recebida, para que assim esta seja mais assertiva.
Muitas vezes as pessoas não têm conhecimento dos pressupostos que elas usam na linguagem. Obter o conhecimento de como essas suposições fazem outras pessoas se sentirem é muito importante. Mudando a forma como você se comunica pode fazer as pessoas se sentirem mais à vontade, felizes e motivadas. Todos esses benefícios alimentam o funcionamento da empresa, as pessoas se sentem mais valorizadas e comprometidas com seu local de trabalho e com seus resultados.
A liderança é favorecida, permitindo-lhe delegar adequadamente e comunicar a sua visão para a equipe de forma eficaz. Isso afeta positivamente a moral e a produtividade.

 

Apresentações

 

A PNL pode ser usada para reduzir os níveis de stress ao falar em público. Medo de falar em público é a fobia mais comum no mundo, e mesmo para pessoas com talento, este pode ser um grande desafio.
A PNL pode ser utilizada para estar confortável na frente de uma plateia. As pessoas com treinamento em PNL estão conscientes da forma como o estado emocional do apresentador afeta e influencia o estado da audiência, o apresentador com seu estado harmônico pode assim, levar o público ao mesmo. O uso específico da linguagem corporal e da linguagem verbal se combina e cria um efeito poderoso sobre o público com grande impacto.

 

Melhorar a eficácia pessoal

 

A PNL pode alterar padrões de comportamento em longo prazo no local de trabalho, melhora a relação e o entendimento dos outros e o deixa equipado para responder adequadamente a necessidades e desejos de clientes e colaboradores. Auxilia em relacionamentos recuperando o diálogo de forma significativa e amplia a percepção sobre diversos contextos. Obviamente, as relações funcionais são vitais para o sucesso de qualquer negócio ou vida pessoal.

 

Confiança e presença

 

Utilizando combinações de técnicas de PNL se desenvolvem maior confiança e presença, maximizando a capacidade de se comunicar de forma mais concisa, desenvolve a clareza e a identificação sobre o que realmente importa para você e o ajuda a criar metas estimulantes. Possibilita também dominar suas emoções, agir sobre pressão, manter a calma, estar presente e permanecer seguro de si durante as negociações críticas.
Você pode usar a linguagem com maior precisão, articular seus pontos de vista e ideias de forma pontual, criar argumentos convincentes e influentes.

 

PNL na Vida Pessoal

 

Você deve estar se perguntando: o que a PNL pode fazer por mim?
A PNL é procurada por muitos executivos, administradores, consultores para desenvolver seu poder de influencia, mas esta ferramenta tem muito mais a oferecer.
A mente inconsciente é uma parte poderosa de você “é onde seus pensamentos, seus comportamentos, o seu pensamento, suas memórias, seus hábitos”… Todo o seu modelo de mundo vive a partir deste lugar mágico e místico!
O Inconsciente contém cada detalhe de tudo que você já viu, fez, ouviu, sentiu, provou. Não é incrível?

 

PNL é extremamente eficaz, porque ao invés de apenas usar habilidades de questionamento para que você consiga identificar ou clarificar algo, outras técnicas podem ser usadas para ajudar a mudar o comportamento, seus pensamentos e suas emoções. Isto permite que você seja libertado (a) das memórias negativas, pensamentos ou sentimentos que estão te puxando para trás e impedindo o seu progresso em determinado contexto.
A PNL não se refere ao ato de pensar positivo. Ela está focada no “como” você produz o comportamento e não no “Por que” você possui o comportamento. Por meio desta estrutura se aplica as técnicas de PNL para gerar a mudança.
Há muitos nomes para as técnicas de PNL, no entanto, na maioria das vezes você pode ser criativo podendo adaptá-las para ressignificação do passado, padrões de pensamentos negativos e comportamentos inadequados para seus objetivos.

 

Um resumo do que as letras PNL significam:

 

  • Neuro: Cada um de nós estabelece o nosso próprio sistema de filtragem mental de forma exclusiva para processar a enorme quantidade de informação a ser absorvida através dos nossos sentidos. Todas as informações que recebemos diariamente através dos nossos sentidos são filtradas através de nosso condicionamento (crenças, valores…). Como resultado, a nossa percepção do que vemos, ouvimos, sentimos é transformado em uma compreensão e experiência de mundo particular. O que está neuro-associado.

 

  • Linguística:  Nós, em seguida, atribuímos o nosso significado pessoal e único para a informação a ser recebida do mundo que nos rodeia. Formamos o nosso segundo mapa mental, transmitindo a linguagem para as imagens internas, sons e sentimentos. Como resultado, este constitui consciência cotidiana consciente. As informações que recebemos em nossa mente consciente e inconsciente são então expostas de volta para fora por meio de nossa comunicação verbal e não verbal.
  • Programação: Comportamentos, hábitos e atitudes são formados como resultado das informações que recebemos em toda nossa vida e a influência de pessoas á nossa volta. Hábitos são criados através da repetição. Seu cérebro cria caminhos neurais quando você faz algo repetidamente, como um novo regime de saúde, hábitos alimentares, até mesmo a maneira de dizer alguma coisa. Essas vias neurais podem ser a sua vantagem ou não, resultando em impactos positivos ou negativos.

A grande vantagem sobre a mente é que tudo o que aprendemos pode ser desaprendido também!

 

 

A PNL Pode Mudar a Sua Vida!

 

  • Você deseja mudar algum hábito ou comportamento?
  • Você procrastina constantemente quando você precisa completar um projeto ou prazo?
  • Você quer melhorar seu controle emocional?
  • Você quer pensar mais positivamente?
  • Você quer desenvolver seu poder pessoal?
  • Você deseja melhorar as suas relações pessoais ou profissionais?
  • Você quer se conhecer mais e buscar soluções com base no que faz sentido para você?
  • Você deseja superar limitações na forma de agir sentir e pensar?
  • Você é vendedor e deseja obter mais vendas?
  • Você deseja desenvolver seu poder de influenciar positivamente as pessoas?
  • Você quer melhorar sua liderança e sua comunicação?
  • Você quer administrar melhor conflitos?
  • Você deseja mais ferramentas para desenvolver pessoas?
Estes são apenas alguns exemplos de como a PNL pode te ajudar. Lembrando que estas ferramentas podem ser utilizadas tanto no ambiente pessoal quanto no profissional, na identificação de padrões de comportamentos, comunicação e Gestão de Pessoas.

 

Um Grande Abraço!

Elder Nunes – Provocador de Mudanças

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *